quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Estudo sobre os Cinco sentidos

Os sentidos de Deus


    Deus nos deu sentidos para que pudéssemos identificar as coisas ao nosso redor, quero mostrar a todos que lerem este post como nossos sentidos podem ser usados para Deus, vamos um a um identificá-los e usá-los a favor de Senhor.



Visão


É a capacidade de visualizar objetos e pessoas. O olho capta a imagem e envia para o cérebro, para que este faça o reconhecimento e interpretação.
Biblicamente falando, nossos olhos vêem as situações analisam, e nossa alma interpreta.

"Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão". 
Isaías 35:5

"Pois já os meus olhos viram a tua salvação,
A qual tu preparaste perante a face de todos os povos;
Luz para iluminar as nações, E para glória de teu povo Israel." 
Lucas 2:30-32

O olho é a janela da nossa alma quando absorvemos a imagem de coisas boas, alimentamos nossa alma, porém quando absorvemos imagens de coisas ruins, entristecemos nossa alma.

Audição


É a capacidade de ouvir os sons (vozes, ruídos, barulhos, músicas) provenientes do mundo exterior. O ouvido capta as ondas sonoras e as envia para que o cérebro faça a interpretação daquele som.
Biblicamente falando, ouvir para Deus é principalmente aprender, estar disposto a deixar a palavra de Jesus entrar através da audição e ir direto a alma para que ela faça a interpretação.

"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
Mas digo: Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois Por toda a terra saiu a voz deles, E as suas palavras até aos confins do mundo". 
Romanos 10:17-18

"Porventura, o ouvido não provará as palavras, como o paladar prova as comidas?"
Jó 12:11

Apalavra de Deus é sempre uma boa semente, gerada para dar bons frutos, então ouça e desfrute do que o Senhor tem de melhor pra você. 

Paladar


Este sentido (capacidade) permite ao ser humano sentir o gosto (sabor) dos alimentos e bebidas. Na superfície de nossas línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de neurônios.
Biblicamente falando, o Senhor nos revela que para todas as nossas ações desfrutamos um sabor, geralmente a bíblia se refere ao mel como atitudes suaves e saborosas, e amargo a atitudes contrárias e ruins. Também se refere ao gosto que sua palavra trás em nossas vidas.

"A alma farta pisa o favo de mel, mas para a alma faminta todo amargo é doce".
Provérbios 27: 7

"Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca". 
Salmos 119:103

Toda palavra do Senhor tem que ser saboreada como um banquete, pois dela provém todo o alimento que nossa alma necessita.

Tato


É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais. Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade ou vontade.
As mãos em relação a bíblia significa poder, a imposição das mãos cura e libertação, o tato trás o sentimento e a aproximação de Deus com o homem, significa carinho e atenção.

"Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas.
Seu é o mar, e ele o fez, e as suas mãos formaram a terra seca." 
Salmos 95:4-5

"E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade.
E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus". 
Lucas 13:12-13

Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. 
João 13:14

Um ato precioso onde Jesus se mostrou o Ser mais humilde, foi lavar os pés dos discípulos, durante este momento houve um contato (tato) muito forte, e o constrangimento dos discípulos foi visível, porém o amor de Cristo foi maior. Durante esta troca do contato de pele (tato), tanto de Jesus como dos discípulos,  aprendemos a lição que o Senhor quis nos ensinar, amar e cuidar do próximo.

Olfato


Sentido relacionado à capacidade de sentir o cheiro das coisas. O nariz humano possui a capacidade de captar os odores do meio externo. Estes cheiros são enviados ao cérebro que efetua a interpretação.
O Senhor relaciona o olfato a nossos atos, praticando bons atos, Deus os considera cheiro suave.
Praticando maus atos, Deus recebe como cheiro ruim a suas narinas.

"Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem." 
2 Coríntios 2:15

"E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave". 
Efésios 5:2

Todos nossos sentidos estão relacionados ao perceber o que há em nosso exterior, e por meio do nosso cérebro interpretar as sensações, passando sentido para nosso interior.
Assim como a ciência dá significado a este estudo, Deus também nos ensina que cada parte do nosso corpo tem um significado para seu louvor, o que se passa em nosso exterior tem que ser transpassado para nosso interior, porém Ele nos dá discernimento para filtrar o que deixaremos habitar dentro de nossas almas.

A sabedoria vem de Deus e se buscá-la Ele te dará. Fiquem firmes na promessa.